A VOLTA AO MUNDO A BORDO DE UMA LIVRARIA

Adoro livraria. É a mais culta de todas as lojas, além de um bom lugar para se divertir. Tem café expresso, sorvete, sofás e poltronas confortáveis, CDs, DVDs, Aspirina, quiosque do McDonald e, é claro, livros. Num dia de sorte você ainda pode surpreender aquele colega de trabalho de esquerda, entusiasta de uma nova revolução bolivariana nas Américas, bem de frente para a vitrina dos livros mais vendidos, folheando romances e novelas de baixa literatura. Ou, quem sabe?, flagrar aquela vizinha do andar superior, de ar compenetrado, óculos de aros baixos, supostamente, leitora compulsiva de Virginia Woolf, no momento exato em que ela acabou de pagar por um exemplar de O Segredo. E, o que é melhor, ela não pediu que embrulhasse para presente.

A livraria não é apenas um universo de três estilos literários - ficção, não-ficção e auto-ajuda -, também, é um lugar para se falar mal de livros. Antes, um esclarecimento, "ficção", como sabem, é o gênero daqueles livros escritos pelas pessoas que por anos a fio, na hora de dormir, contavam histórias para os filhos quando estes ainda eram pequenos. Dessa maneira, foram desenvolvendo uma incrível capacidade na arte de inventar. Infelizmente, alguns degeneraram para o território das mentiras colossais, como os políticos, por exemplo. Por outro lado, "não-ficção", geralmente, são escritos por aqueles que preferiam comprar livros de histórias para a criançada, em vez de contá-las, pois andavam sempre ocupados, escrevendo relatórios importantes, assistindo futebol na TV, ou vendo telenovelas. Finalmente, os categorizados como de "auto-ajuda", são redigidos por aqueles que não adotaram nenhuma destas práticas.
Fala-se mal de qualquer coisa, inclusive de livros. Tenho um amigo daqueles bem radicais, vegetariano, rato de cinemateca, fã ardoroso do cinema alternativo, tais como o iraniano, o paquistanês e o argentino, que não perdoa escritores que vendem muito; livros que viraram filmes; e aqueles escritos para pura distração. "O Código Da Vinci? Humm... virou filme, é ruim! Não leio baixa literatura". É curioso as categorias que inventam para a literatura: alta e baixa literatura, como se esta fosse a Idade Média. Quando era menino, li muitos livros de piratas que singravam os sete mares em busca de fortuna e aventura. Hoje, todos eles se classificariam como baixa literatura. O que eu sei é que, além das coordenadas da Ilha de Tortuga e outros conhecimentos adquiridos, me diverti muito lendo todos eles.
Analisemos a obra de Lord Byron - topo desta categorização literária - no poema Corsário, onde este escritor inglês narra as aventuras de Conrado, cavalheiresco pirata dos mares gregos, homem fatal, irresistível, às voltas com mulheres apaixonadas, além de um sultão turco chamado Seyd nos seus calcanhares, disposto a decapitá-lo assim que o capturasse. Confessem, com todo respeito ao poeta, não serviria de enredo para um emocionante filme de capa e espada estrelado por Burt Lancaster ou Errol Flynn se vivos ainda fossem?

Outro dia, diante de uma prateleira repleta de livros de auto-ajuda direcionados para a mulher, mirei num título inusitado: Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus, de John Gray. Como é mesmo?, refleti, largando súbito o Neruda que segurava, dirigindo-me à toalete em busca de um espelho. Não que seja demasiado vaidoso com a aparência, mas ser parecido com um daqueles homenzinhos verdes, raquíticos e de cabeça gigantesca não era do meu agrado. Diante do espelho, senti-me aliviado, não que estivesse refletido ali nenhum George Clooney, contudo, era o meu rosto de sempre. Aliás, nesta mesma prateleira, mais à esquerda, havia outro título singular: Sorria, Você Está Na Menopausa, de Maria Helena Bastos.

Esse negócio de livros às vezes assusta. Não, não me refiro a nenhum conto ou novela de terror de Algernon Blackwood, mas de certo livro que encontrei na casa da tia Marizete, sempre lembrada pelo seu famoso bolo de chocolate das Sextas feiras. Enquanto aguardava o precioso manjar, corri as vistas pela sala, defrontando-me com o título do tal livro: Manuel De Sobrevivência Da Mulher De Meia Idade, de Léa Maria Aarão Reis. Sendo a minha tia uma viúva que mora sozinha, confesso, fiquei apreensivo. Em razão da sua faixa etária, estaria esta querida doceira de primeira linha, exposta a algum tipo de perigo mortal? A primeira sensação foi a de que aquele título sugeria um treinamento militar digno do Mosad. Raios duplos, pensei, por acaso um cyborg vindo do futuro - como aquele interpretado por Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro (Terminator) -, estava a caça de mulheres de meia-idade, pronto para apontar-lhes um Kalashinikov e dizer-lhes: "hasta la vista, baby".
Frequentar livrarias tem dessas, dá asas à imaginação.

102 comentários:

Amor amor disse...

Que bom te ter de volta!!! Ah, as livrarias são mesmo uma delícia. Aqui no Rio, é mês de Bienal do Livro, de 10 a 20 de setembro. Três pavilhões enormes cheios de gostosuras literárias, doces, amargas, salgadas, agridoces, hahaha...estou louca pra ir.

Beijinhos doces cristalizados!!! ;o)

Sunshine disse...

De volta!! Que bom, já tinha imensas saudades.

Vim deixar-te um beijo, mais logo leio o post.

\0/ \0/ \0/

tixa disse...

Olá
Já tinha saudades de te lêr
Beijinho

Zé do Cão disse...

Aleluia.

Oliver está de volta!...
Se vieres a Portugal, tens de ir ao Porto, ver a maravilha de livraria que lá há.
Vou ver se arranjo as suas fotografias.

Abraço

tchi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tchi disse...

Sabes uma coisa? Quase todos os dias, e às vezes mais do que uma vez, vou a uma Livraria cá do sítio, que é magnífica. Tem dez anos de existência e, quanto a mim, é a melhor do país.

Daqui a nada, vou lá, para assistir a um espectáculo com direcção artística de João Negreiros, um jovem escritor, galardoado com vários prémios, sendo o mais recente o Prémio Nuno Júdice 2009, atribuído pelo Município de Aveiro.

E gostei desta tua viagem e descobertas nascidas nela.

Beijinhos.

Deixo-te com um dos poemas de João Negreiros, publicado num dos seus livros "O cheiro da sombra das flores":

«Dose da fatia de um doce»


«Dá-me um bocadinho do teu amor
todos os dias
Não mo dês todo hoje
que amanhã vou precisar dele outra vez
eu sei
conheço-me bem
e nesse aspecto
sou exactamente como o resto da humanidade
preciso de ser amado todos os dias
só espero não morrer muito velhinho
para que o teu amor me
dure até ao fim da vida»

heretico disse...

e quando (uma) namorada nos pede para roubar um livro como prova de amor?!

... então as livrarias transformam-se no "climax" do "Discurso Amoroso".

bem regressado. prazer ler-te. sempre.

abraço

Teté disse...

Por acaso aqui não há muitas livrarias assim como descreves, as únicas mais parecidas são as da FNAC, que também vendem CDs, DVDs, máquinas fotográficas, material informático, etc. e tal. E são em centros comerciais, que normalmente estão apinhados de gente. Nada de muito agradável, portanto...

Mas como adoro livros, volta não vira vou às outras que só vendem livros e aí sou capaz de passar lá um tempão, espreitando os novos títulos, folheando um ou outro, até cheirando as suas páginas (para susto de alguns, que já me apanharam com o nariz lá enfiado)!

Na verdade, também sou um bocado céptica em relação a pessoas que se dizem grandes entusiastas da literatura! Livros "de cordel" nunca tocaram (pfff!), mas se nos dermos ao trabalho de perguntar sobre os outros que leram, pois, também não leram muitos dos outros...

De qualquer forma, acho que livros há para todos os gostos e ainda bem que assim é! Para mim, ler é um prazer, antes de tudo o resto. Se o livro não está a agradar pelo tema, por ser imperceptível, pois, põe-se de lado e começa-se outro... que livros interessantes não faltam!

Beijocas e bom regresso às lides blogosféricas! :)

SAM disse...

Primeiro as boas vindas ao amigo!

Já ri e um bocado deste texto onde você tirou com muita graça o que acontece. Eu adoro livrarias por tudo o que você disse e pelos livros. Mas é verdade sim! Kkkkkkkkkkkkk Isto é até instintivo e acho graça de mim mesma quando me pego olhando de esguelha se estão observando o que estou nas mãos. Espero não encontrá-lo numa livraria kkkkkkkkkkkkkkk. Já me aconteceu de meu cearenso tampar discretamente ( ele pensava, porque a atitude e os olhos dele o entregavam) a capa de um livro que adquiri na fila do caixa. E eu, de fora, rindo demais!



Um beijo!

Mai disse...

Oi, amigo.
Adoro livrarias e penso que mais que a vaidade, somos - homens e mulher - fortes e frágeis, yin e yang, temos a força e a delicadeza.
Guerra e Paz, Vênus e Marte.
Bem, seja o que for, conceber que temos tudo em nós me faz sentir humana e igual em erros e acertos,
masculino e feminino.
E nisto, não há qualquer conotação de identificação de gênero.
Sou absolutamente feminina e gosto disto.
Mas na hora de defender um argumento ou meus valores, lanço mão da força e isto é yang.
Mas vive-se a ilusão de que ter, apenas um, basta ao viver em harmonia.

bem, viajei, prá variar, voajei em teu texto. Este sim, cultural.

Abraços, Oliver.
Já estava com saudades de ler-te, amigo.

gabriela rocha martins disse...

volta em beleza com Schwarzenegger e tudo..... ehehehehehehe

amei!


.
um beijo

Igor Otávio disse...

Livraria é como Red Bull... te dá asas! heheh
Eu adorava... já roubei muito livro de biblioteca.. ô tempo bom.. tempo das fichinhas de papel.. hoje em dia tá mais complicado, com o advento do computador e suas etiquetas magnéticas... tá foda.. tempo que não volta mais!
;)

Cöllybry disse...

Livrarias sinónimo de livros, que são a estrada do conhecimento...
Estou de volta...

Beijo doce o meu

OlharIndiscreto...A curiosidade

tony disse...

Ahh, é normal que as pessoas "rotulem" coisas, assim não deixamos de faze-lo com os livros. E de fato as livrarias são convites à imaginação. Agora que sou um decente assalariado, voltei a namora-las com muito prazer, ainda que boa parte do que ando querendo ler, só consiga comprar cá pela telinha. Post excelente, como sempre :) Abraços!

Leonor disse...

que bom voltar á escrita e/ou leitura!

de facto as livrarias são uma boa fonte de descobertas dos outros... e também, quem nunca comprou nada que não gostaria que todos vissem????

já as bibliotecas dão para outras leituras... inclusivé da forma de estar...

beijos, boa semana!

pin gente disse...

eheheh
tanta coisa para falar!
"o segredo"?! livra, oliver... e, sobre isto, mais não digo!

livro?!
se estivesses cá convidava-te para o lançamento de um.

políticos?! que palavra tão actual no dia a dia português! atrás dela vem a ficcão a não-ficção, as mentiras, as histórias, blá, blá...

george clooney?! queria ele ter os teus olhos!

mulher de meia-idade?! e quando é isso, oliver? 45? 50? eheheh

como sempre, sempre... gostei muito de te ler!
beijocas
luísa

ps - desta vez vais para os meus links quer me autorizes quer não!

pin gente disse...

ah... convido-te a visitares o meu novo espaço (artes).
se puderes, naturalmente!

Å®t Øf £övë disse...

Pickwick,
Vistas as coisas nessa perspectiva, realmente as livrarias são um verdadeiro mundo. Um verdadeiro mundo onde se pode encontrar de tudo, desde o muito bom até ao muito mau. Isto porque nos nossos dias qualquer pessoa pode escrever um livro, não é preciso ter a arte da coisa, o que torna o momento de fazer escolha de um livro para comprar uma verdadeira odisseia de perspicácia.
Abraço.

Rosamaria disse...

Oliver, estou fora da internet por uns tempos, mas como tive a oportunidade, vi que tinha post novo e vim aqui deixar um beijinho pra ti.
Também adoro uma livraria e mais ainda ler o que escreves.
Bjim.

M@ disse...

________aaaaa__________aaaaa
______aaaaaaaaa_______aaaaaaaaa
_____aaaaaaaaaaaaa__aaaaaaaaaaaaa
___aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa______aaaa
__aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa________aaaa
_aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa________aaa
_aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa______aa
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa____aaa
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa___aaa
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa__aaa
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa_aa
_aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa_aaa
__aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
____aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
______aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
________aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
__________aaaaaaaaaaaaaaaaa
____________aaaaaaaaaaaaa
______________aaaaaaaaa
________________aaaaa
__________________a amizade por VOCÊ!


Amigo estou fazendo anos por isso estou a convidá-lo a ir ao meu aniversário.
Beijinhos
Manuela

Sunshine disse...

Um pouco de "dejá vu" ...Das Incongruências Conciliáveis ...

Adoro livraria também, entrar, sentir o cheiro dos livros, a textura do papel... perder-me (ou encontrar-me) pegando num livro inesperado, folheando, lendo e apaixonando-me por ele ... alguns dos meus melhores livros foram comprados um tanto ao acaso. Procurando um e acabando por levar esse e mais uns que me despertaram a atenção ...
Enfim ... divagando ...

Vc, não é definitivamente a criaturinha verde ;) ...

Adoro ler-te (reler também)

Bjs ... um optimo fds.

M@ disse...

Olá OLiver desde já agradeço a sua visita e pelos seu comentário desejando-me os parabéns, abraço grande a você.
Vim cá para ler o seu post que já estavamos á espera à tanto tempo não é.
Eu também gosto de livrarias aqui em Portugal temos a Fnac que é muito boa pois tem de tudo, desde livros a música e até artigos de computador, só aí se vê onde passamos a tarde em familia aos sábados.
Gostei de ler o seu post e só gostaria de lembrar um livro que eu lia muito de banda desenhada que era o Corto Maltese.
Adorava este personagem, um pouco triste e calado como eu.
Desejo um belíssimo fim de semana para si.
Beijo
Manuela

BlueVelvet disse...

Hasta la vista, Baby! onde é que eu já ouvi isto...
Estou voltando um dia destes.
Me aguarde.
Beijinhos

Carla disse...

saudades de passar por aqui e encontrar esta viagem em torno de um erspçao que eu adoro...livrarias!
~beijo e bom fds

Liene disse...

Bom regresso!
Quanto ao post, livrarias são um dos meus redutos prediletos. Quando não tenho muito tempo gosto de folhear os livros das prateleiras.
Uma coisa que sempre observo nessas livrarias é que os livros de auto-ajuda ficam bem a vista das pessoas, perto da porta, nas vitrines e caixas, além de ter um preço mais acessível. O resultado? Vendem.
Seria legal se o inverso acontecesse com os livros bons...

Grande abraço!

pin gente disse...

sim, oliver, incluindo a foto do fundo.
e também sim, é ela.
obrigada
um abraço
luísa

f@ disse...

Olá Oliver, bem vindo…

Perfeito recanto de livraria este teu condado…

este post sobre livrarias ainda me deu vontade de rir… sente-se a respiração de alguns leitores e o perfume das palavras a sair de entre os volumes de algumas estantes…

gostei mto
!menso beijinho

RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...

Olá, amigo cuja falta tanto sinto! Deliciei-me com a sua postagem, poderia comentá-la inteira, o que geraria outro post de igual tamanho, talvez até maior, de tão exagerada que sou. Concordo com tudo o que diz a respeito de "livrarias", porque as visito com freqüência. E o que ouço...? O "Segredo", nem me fale! Vi metade do filme e fiquei completamente abobada... (como é possível tanta baboseira?) "Quem somos nós?" Outra roubada, e essa, além do livro, veio com o filme (9 mídias!). Presente de um amigo, que fez questão de ver todos os DVDs em minha casa. Ficou vendo na sala, e eu fui dormir... Tentei até entender, depois reconsiderei, e cheguei à conclusão de que se um dia fizer realmente sentido, saberei. Por enquanto, pouco me importa.
Lindas as suas "melhores e mais amadas produções".
Beijos e o meu sorriso (não é brincadeira, decidi respeitá-lo e levá-lo a sério...) para eles e para o amigo,
Renata Maria

cristinasiqueira disse...

Oi Oliver,

Cheguei a pensar que você tivesse caido no fosso do Condado.
Que bom lê-lo,e sabê-lo bem.
Aspirinas...livrarias,que papo bom.
Adoro fuçar livrarias e gazetear por ali.Ri e ri.Gosto do seu jeito de estender as letras em palavras e frases.Gosto.
Espero sua visita.

Beijos,

Cris

Danielle Abadie disse...

Sempre amei Livrarias também. Imaginei milhares de vezes poder montar um quartinho em um canto e poder dormir e acordar e dormir novamente, tudo isso entre a leitura de um livro e outro.
Mas, como teu amigo, tenho lá meus pré-conceitos, jamais gostei de livros de auto-ajuda. Já li alguns, mas quanto mais os leio mais aprendo a despreza-los perante a todos os outros que estão na estante. Vai entender o porque.
Ah, sim. Antes que me esqueça de deixar o registro. Estava sentindo falta dos teus post.


=*

Cleo disse...

Livrarias, já ouviste falar em ratos de prateleiras, em livrarias? devoram tudo que há? mas gosto disso e já quase fui exterminada por um "exterminador do futuro", nunca mais...vixe!!!
mas falando sério, bom te-lo de volta.
Beijos e uma semana de muita iluminação paz.
Cleo

Cristiano Contreiras disse...

Oliver, parabéns pelo contexto e temática do blog. Teu universo é misto de poesia e cultura! Tudo bem sóbrio por aqui e me cativas.

Também sou de Salvador, mas desconheço o local onde você mora. Que condado é este? abs

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog => Blogs...

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo


Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Um grande prazer ter você novamente aqui.
Livrarias? nem me fale...
E sua imaginação corre solta por entre as prateleiras.
Você precisa vir ao sul, conhecer a biblioteca que era do meu avô, aquele cheiro de papel antigo no ar, mistérios que rondam neste lugares antigos que o tempo não esqueceu.
Um abraço.

Lu disse...

És um privilegiado, morando num lugar com uma livraria assim. Nossas livrarias, aká no mato não tem nada disso. Somente os livros, que a gente aprecia de pé mesmo.

Gostei da definição dos livros.
Um ótimo retorno. Fez falta, viste?
Beijo!

Noslen ed azuos disse...

Tbm gosto de viajar nas livrarias, nada comparado a minha mulher, verdadeira viciada, tanto que tenho que arrasta-la para fora rsrs; agora sim gostaria um de dia, como sempre distraído, correndo os olhos pelos títulos parar em tal livro de autoria de um nobre amigo: Oliver Pickwick.

Abração
ns

Lorita disse...

Ets? Talvez..talvez. E pq ter só uma identidade secreta?

ai ai ai!
;)
Abraços.

Lorita disse...

uahuahauha..não..Lorita possui um sentido bem diferente...
Aviso que outra identidade deseja se manifestar.

Em breve.

Até.

Germano Xavier disse...

Grande Oliver,

minha conexão chega até aqui com muita dificuldade. Teu blog é pesado pro meu pc. Mas deixo aqui minha força.

Sigamos, meu amigo.

BOTINHAS disse...

Este é o meu post de hoje

A EXPLICAÇÃO DEVIDA

Minhas queridas amigas, meus prezados amigos:

Esta minha tão longa ausência não se deve, na totalidade, a férias, que acabaram há imenso tempo!!! Já estou a precisar de mais, não tarda nada… 
Acontece que tive uma oferta de trabalho, que considero irrecusável, e que estive a analisar muito a sério, na medida em que implica saída do país, com os inconvenientes que isso acarreta para quem tem família constituída: casa para morar, colégio para a filha, etc., etc.
Ausentei-me do país – fui até aos Estados Unidos – observar “in loco” local e condições de trabalho, e tudo o mais que me parece aconselhável tratando-se de uma mudança tão radical.
Como cheguei à conclusão de que tudo é, aparentemente, razoável, estou decidido a avançar para esta aventura.
Estou com esperança que tudo dê certo, e conto convosco para fazerem uma “forcinha” nesse sentido.
Não tenho ainda data marcada para partir. Como espero ter uns diazitos mais ou menos disponíveis, pelo menos com ALGUM tempo disponível, antes de abalar, vou tentar programar meia dúzia de posts para irem sendo publicados; depois de devidamente instalado lá na minha nova morada, espero, mesmo do fundo do peito, poder contactar convosco, pelo menos de vez em quando.
Gostava de vos agradecer o carinho e amizade com que me receberam neste maravilhoso mundo da blogosfera, e dos quais (carinho e amizade) continuaram a dar-me provas todo o tempo.
Muito francamente não sei como fazê-lo. Usar “chavões” mais do que batidos penso que seria um insulto à vossa inteligência.
Por isso direi apenas: muito obrigado! Levar-vos-ei comigo, no pensamento. E no coração também, porque não dizê-lo?
Vou tentar publicar um post ainda hoje. Se não for possível, será amanhã.
Um abraço especial de despedida, e beijos para as minhas amigas.
Botinhas

Maria Clarinda disse...

Maravilha esta tua viagem...adorei, li e reli...sorri!
Jhs muitos

Å®t Øf £övë disse...

Pickwick,

.....oooO.............
....(....)....Oooo....
.....)../. ...(....)..
.....(_/.......)../...
.............. (_/....
... PASSEI POR .......
.......... AQUI ......
......................

:)

Abraço.

ex-controlador de tráfego aéreo disse...

Grande Guilherme,

Rapaz, livrarias realmente proporcionam uma navegação pra lá de interessante, melhor até que internet, por enquanto e porque me insiro no grupo dos adultos e chatos que teimam. É, teimam por qualquer coisa; coisas da idade, dizem. Começo a acreditar, o que é pior.
Tenho estado mais em contato com livros que internet, acho que é por esse motivo que estou prolixo.
Bem, qualquer argumento que eu ponha aqui, não será páreo aos seus textos, os quais tive o prazer de ler: A volta ao mundo a bordo de uma livraria e O fim da infância. Parece haver uma conexão interessante entre eles. Parecem sutilmente complementares apesar da distância temporal - setembro e julho, respectivamente.
Na livraria, voltei ao primeiro livro que li: The Coral Island, do escocês Robert Michael Ballantyne, livro infanto-juvenil e que me fez reconhecer a fruta-pão pelas folhas quando me deparei com uma na subida da serra de Petrópolis, em Xerém, mais precisamente,tamanho o poder de descrição do autor. Boas recordações me troxeram seus textos.

Parabéns pelas belas crônicas, Guilherme.

Um abraço fraterno!!!

BOTINHAS disse...

Oliver, amigão
Sim, a decisão está tomada, que é como quem diz "os dados estão lançados". Agora é aguardar, esperando que rolem direitinho...
Obrigado pelos seus votos.
Continuaremos a contactar.
Espero a sua visita no post de hoje.

Abraço fraterno
Botinhas

Logo que possível voltarei para te ler.

São disse...

Também adoro livraria, adoro perder-me por entre livros e tê-los na mão...algumas vezes sonhando e muitas outras refilando pelo preço proibitivo


Um abraço.

Claudinha ੴ disse...

Meu caro Guilherme, que bom que voltou!
Eu amo livrarias. Meu sonho de consumo é me perder nelas... (Claro que um novo sapatinho de salto não faz mal a ninguém, mas pode esperar um bom livro...).
Eu fui criada por pessoas que liam demais. Meu avô e minha mãe criaram em mim o gosto pela leitura e eu sempre vivi com um mundo imaginativo paralelo. Sempre tive caderninhos de capa dura onde escrevia minhas impressões, que eram verdadeiras viagens na maionese... leio tudo, de Harry Potter a Garcia Marquez e adoro! Os livros são minha passagem para viajar por vários mundos e épocas...Lágrimas e risos, espanto e suspense, tudo ali, entre nossas mãos... Adorei seu post!
Beijos!

Genny Xavier disse...

Mano Guilherme, creio que o bom da literatura é a sua diversidade para que se agrede aos gostos mais deferenciados. O gosto pela leitura é como um caso de amor, alguns podem ser surpeendentes ou não. Não importa o juízo de valor que as "tribos" de leitores possam fazer, o bom de tudo é mesmo esse mergulho no imaginário que nos toca através dos textos que lemos. Parábens pelo pela crônica, me reportou ao meu doce fetiche pelos livros. Continue nos deliciando com seus escritos. Beijos.
Genny

GarçaReal disse...

Entrar numa livraria é mergulhar num mundo diferente do que ficou da porta para fora.

Uma pessoa perde-se.Vê um , pensa que o leva, mas logo aparece outro bem mais interessante e por aí adiante.

Por vezes acaba saíndo sem nenhum, mas divagou pelo mundo literário.

Texto magnifico

bjgrande do lago

tossan® disse...

É bom te-lo de volta, você escreveu tão magistralmente sobre livrarias que fico até emocionado lembrando do tempo que eu não tinha dinheiro e folheava os livros.
Cheguei ser expulso da Livraria Martins Fontes aqui em Santos por isso. Mas valeu a pena. Gostei muito! Abraço

Rafeiro Perfumado disse...

Dos livros que eu mais gosto (de ver as pessoas comprar) são os manuais de êxito. Coitados, não sabem que o maior segredo para ficar rico é vender livros onde supostamente ensinam a ficar rico!

Abraço!

Rosamaria disse...

Guilherme
Segunda-feira a Meire, do Pensieri e Parole, vai publicar um questionário que respondi e onde citei O Melhor Blog Sobre Nada.
Dá uma passadinha lá pra dar um pitaco.
Obrigada, cosquirídia, bom fim de semana pra ti.
Bjim.

Rosamaria disse...

Eu sou uma tonta mesmo, não deixei o endereço:
http://meiroca.com/

Bjim.

Desnuda disse...

Relendo, rindo e lembrando de um fato recente. Um livro absurdo que joguei fora esta semana ( há tempos tinha vontade de sumir com ele rsrs, quando por acaso o via na estante). Era da minha filha, que o comprou ainda bem adolescente. " Como aumentar a sua estatura" ou algo semelhante. Foi o unico livro que joguei fora na vida e nao repassei, por motivos óbvios.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Beijos!

Rodrigues Bomfim disse...

E aí irmão,tudo na paz?
Como sempre mais um ótimo texto.
Tbm adoro freqüentar livrarias. É como entrar num universo paralelo cheio de tentações..e sou do tipo que não tenho pena sacar o cartão de crédito p/comprar um bom livro.

Irmão, abração e boa semana.

Nilson Barcelli disse...

E a sua imaginação, para além das imensas asas que já tem, de origem genética natural ou modificada e aumentada pela leitura e/ou pelo treino da escrita, produz magníficos textos. Como este, de resto.
Vc devia ser cronista do quotidiano (ou cotidiano...?) numa revista ou jornal. Tem talento de sobra para isso.
caro amigo, tenha um óptimo (ótimo... rs...) resto de semana.
Abraço.

Anne disse...

Infelizmente aqui no raio q o parta, onde eu moro, não tem nenhuma dessas livrarias grandes que parecem um shopping cheio de livros! Qdo eu visito a civilização sempre entro em uma assim, fico babando, dá vontade de comprar tudo, mas acabo me contentando com o folhear de alguns e quem sabe comprar um, se o orçamento permitir!!!

Leio de tudo um pouco, não me importa se é alta, baixa, larga ou estreita, adoro ler e leio qualquer tipo de livro, a não ser que eu ache chato demais e abandone na metade, mas isso é raro! Ultimamente leio mais os técnicos da minha área e alguns romances bobos, que exigem muito pouco da concentração e da mente, são divertidos! Vc fica uma pagina toda sem prestar atenção e ainda assim não perde nada importante!!!

Bom te ver devolta, fico feliz qdo vc aparece!!!

Bjosssss

isabel victor disse...

... então as livrarias transformam-se no "climax" do "Discurso Amoroso".

subscrevo o comentário do comentador "Herético"

____________

Texto delicioso ...



um beijo e bom regresso


iv

isabel victor disse...

... então as livrarias transformam-se no "climax" do "Discurso Amoroso".

subscrevo o comentário do comentador "Herético"

____________

Texto delicioso ...



um beijo e bom regresso


iv

isabel victor disse...

Caro Oliver, peço-lhe desculpa pelo atrevimento, mas voltei para levar este texto para colocar entre as folhas do meu caderno

Não resisti ...

obrigada


Um admirável beijo (novo)


iv

lobices disse...

...Olivier: obrigado pela visita e pelas amáveis palavras
...bom estar de volta
...um abraço licantrópico :)

luma carvalho disse...

Este selo Blog de Ouro recebi carinhosamente da mulher que de tanto estar na janela espiando o cotidiano e tuas surpresas nos oferta versos... (www.mulhernajanela.blogspot.com) ... Caso estejam passando pela calçada dessa menina, dêem uma entrada e espiem por tua janela as belezuras desse mundo...

Estas aqui são as regras:

1. Exiba a imagem do selo "Blog de Ouro";

2. Post o link do blog de quem te indicou;

3. Indique 04 blogs de tua preferência;

4. Avise seus indicados;

5. Publique as regras;

6. Confira se os blogs indicados repassaram o selo;

E aqui está a lista dos meus indicados:

http://www.klictossan.blogspot.com/

http://www.venusrenascida.blogspot.com/

http://www.grandeponto.blogspot.com/

http://www.manuscritosdepickwick.blogspot.com/

beijos a todos vocês
com sabor de "boa leitura!"

luciana
luma
lua



poesia é ouro - luz e reluz

blog de ouro

com senso disse...

Caro Oliver

Pelo que fiquei sabendo, tem uma costela polonesa.... Um povo e um país admiráveis que visitei pela segunda vez (e creio bem que não será a última...).
Partilho consigo o sentimento de alegria, de recuperação de belas memórias, de desafio á curiosidade, que a presença dos livros me provocam. Gosto de estar rodeado deles e se o faço em casa, sinto-me normalmente como peixe na água numa boa livraria, onde sou capaz de passar algumas horas e de onde trago sempre algo...
Foi mais uma vez um prazer ler o seu texto.
Um abraço

Cristiana Fonseca disse...

Olá que bom te-lo de volta.
Livraria sempre é um otimo assunto, escrito aqui no condado, torna se melhor ainda. Adorei.
Obrigada pela visita.
Beijos,
Cris

Å®t Øf £övë disse...

Pickwick,
Como hoje é sexta-feira vim ver se havia novidades.
À falta delas aproveito a minha passagem por cá hoje para te desejar um bom fds, e para te deixar um abraço.

neide disse...

Oi, que bom que voltou... te vi nos blogs amigos e vim conferir...rsr
Mas ler só amanhã, não dá tempo agora.

Bom final de semana.

bjsss

paula disse...

Vim espreitar ;) Beijinhos

Isabel disse...

muito e muito obrigada. respondi lá...num caderno especial....
:)


beijo....nunca dissonante.



"hasta la vista,,,,"

Milu disse...

Olá Oliver,
folgo muito que tenha voltado para nos presentear com os seus deliciosos escritos, tão cheios de sentimento.
Também tive os meus livros de criança, que tanto me fizeram sonhar, viajando guiada pelos meandros da minha imaginação. Parecia-me que a Enid Blyton teria escrito para mim, de tão bem que os seus livros de aventuras encaixavam na minha maneira de ser.Porque eu também era uma menina que gostava de explorar, tinha uma curiosidade infinita, tal como as personagens da história adorava mistérios. Creio até, que os livros de aventuras desta autora, terão sido muito importantes para a minha formação, porque eles preencheram o vazio que havia em mim, que se havia criado devido a ser uma menina muito só e também mal compreendida.
Um Beijinho.

FERNANDA & POEMAS disse...

QUERIDO OLIVER, QUE BOM ESTARMOS DE VOLTA, ESTE TEU MAGNÍFICO ESPAÇO, DÁ TANTO A MIM QUE ADORO SEGUIR-TE... OBRIGADA PELAS TUAS CARINHOSAS PALAVRAS DE APOIO... TINHAS RAZÃO, QUANTO HÁ MINHA VOLTA... ABRAÇO-TE COM TODO O CARINHO DA MINHA ALMA,
FERNANDINHA

Mariana disse...

Olá, tudo bem?
Andamos meio sumidos, né?
Beijo e bom final de semana

Deusa Odoyá disse...

Olá meu lindo amigo.
que bom sua volta, estava sentindo falat dos seus belos textos.
Adorei seu retorno.
Uma semana de muitas realizações e paz.
Bijinhos doces de sua amiga de blog.
Regina Coeli.

Obrigado por sua visita ao meu centinho.

Fique na paz.

Menina do Rio disse...

Eu particularmente acho absurdo as pessoas classificarem livros populares como "baixa literatura". Fica a impressão que literatura decente é aquela que fica encalhada e com a qual não aprendemos nada. Ler é viajar pelo mundo, desde aqui até a idade da pedra lascada e vamos aonde a nossa imaginação alcança.
No Brasil já se lê pouco e mal, o que me leva a crer que muita gente sente vergonha de entrar numa livraria e ser surpreendido por algum amigo crítico a julgar-lhes pelo que lê. Quanto aos livros de auto-ajuda; são de grande ajuda (para quem os escreve)- mas é sempre um incentivo à leitura.

Bons ventos o tragam, Oliver

Beijos

Casemiro dos Plásticos disse...

abençoado seja o seu regresso.
abraço

Amor amor disse...

Visite a Rosa...

Bjs dcs crstlzds!!! ;o>

Rosamaria disse...

Oi, meu querido amigo e contra-parente!
Adorei teu comentário lá na Meire hoje. Obrigada, cosquirídia. Valeu!
Bjim.

Lampejos disse...

...

Belíssima concatenação de palavras
_______
Alegra-me muito a tua volta,Oliver.

[obrigada]


(a)braços,flores,girassóis..=)

jo disse...

Livrarias também são locais de que muito gosto porque me transmitem paz e proporcionam-me o contacto com o livro que ainda não dispenso. Não raras vezes vou até lá para saber das novidades ler um pouco as resenhas dos livros que mais me interessam e, acho, que raramente saio de lá sem trazer um. Bjs

cristiane machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Davi Machado disse...

Realmente, livrarias são mundos paralelos a outros milhares de mundos, ou são um mundo com outros milhares de mundos dentro?
(risos)
eu sou, como dizem, uma traça de sebos, me fescina o que me faz fascinar!

abraços e adorei teu texto!!!

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Sarava!


Que seriamos nós sem livros e livrarias???


beijocas

By myself disse...

Olá Oliver:
Não lhe venho dizer que adorei o que escreveu, porque não li uma linha. Tenho mesmo que ir descansar porque tenho uma reunião logo de manhã.
Venho só dizer-lhe que tenho pena de não ter tempo, mas estou muito empenhada no meu novo projecto profissional.
Um beijinho enorme para si.

DarkViolet disse...

dispenso o quiosque MAC :) mas é tão ler um livro na caminhada do vento e sulcar as palavars ao encontro dos parâmetros do voo

Filoxera disse...

Pois, mas a tua imaginação nem precisa disso
;-)
Um beijo!

Silvana Nunes .'. disse...

Somos dois. Eu sou maluca por livros, se deixar gasto tudo que tenho numa livraria. Chego a ler tr~es ao mesmo tempo. Coisa de doido (rs).
Passeandp pela net encontrei o seu cantinho. Gostei e pretendo voltar com mais calma.Aproveito para convidá-la conhecer FOI DESSE JEITO QUE OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Paz e Bem.
Saudações Florestais !

Dalinha Catunda disse...

Olá Oliver,
Bom passar por aqui e ver este movimento todo.
Adorei o post sobre livraria. Bem interessante sua abordagem.
Um abraço carinhoso.
Dalinha

Mai disse...

Oi, Oliver reler esse teu texto foi hilário.
Fiquei imaginando a cara da vizinha do andar superior flagrada com a 'arma do crime'. Mas lembrei de um livro que vi esses dias
"AS 10 LEIS para SER FELIZ"

Acreditas nisto?

Beijos, Oliver.
Você faz muita falta. Seu olhar é ímpar, ( mesmo parecendo ter mais que dois olhos)

biazinha disse...

Acho que muitas pessoas não sabem, mas meu program de domingo desde pequena era ir à Livraria Saraiva com minha mãe. Enquanto ela ficava horas a fio lendo e checando os ultimos lnçamentos eu ia prauele ambiente pra cranças e ficava folheando livros de histórias infantis e me entrosando com outras crianças. Cresci fazendo esse programa dominical, e sim, reencontrado os tios(amigos de trabalho da minha mãe) e ali conheci seus antigos amigos dos anos 70 e 80: uma fauna humana de gostos e ideais.
Não, eu não tomo café, eu peço um copão enorme de chá gelado de maracujá...e esse continua sendo meu programa dominical das tardes de domingo.
Bjin.*.*

O Sibarita disse...

Falou e disse, é isso mesmo! kkkk

Muitos leitores, se escondem debaixo de sete capas e véus no sentido de se apresentarem nas rodas de conversas como intelctualizados e nas livrarias eles escolhem ou preferem para arejar a cabeça revitas de tvs e foto novelas!

Valha-me Deus! kkkkkkk

Oliver, você continua com a verve afinada nos seus escritos, ô maravilha!

abraços,
O Sibarita

Anônimo disse...

China and Russia put the blame on some screwed up experiments of US for the earthquake that happened in Haiti.
Chinese and Russian Military scientists, these reports say, are concurring with Canadian researcher, and former Asia-Pacific Bureau Chief of Forbes Magazine, Benjamin Fulford, who in a very disturbing video released from his Japanese offices to the American public, details how the United States attacked China by the firing of a 90 Million Volt Shockwave from the Americans High Frequency Active Auroral Research Program (HAARP) facilities in Alaska
If we can recollect a previous news when US blamed Russia for the earthquake in Georgio. What do you guys think? Is it really possible to create an earthquake by humans?
I came across this [url=http://universalages.com/hot-news/what-happened-in-haiti-is-it-related-to-haarp/]article about Haiti Earthquake[/url] in some blog it seems very interesting, but conspiracy theories have always been there.

Anônimo disse...

China and Russia put the blame on some screwed up experiments of US for the earthquake that happened in Haiti.
Chinese and Russian Military scientists, these reports say, are concurring with Canadian researcher, and former Asia-Pacific Bureau Chief of Forbes Magazine, Benjamin Fulford, who in a very disturbing video released from his Japanese offices to the American public, details how the United States attacked China by the firing of a 90 Million Volt Shockwave from the Americans High Frequency Active Auroral Research Program (HAARP) facilities in Alaska
If we can recollect a previous news when US blamed Russia for the earthquake in Georgio. What do you guys think? Is it really possible to create an earthquake by humans?
I came across this [url=http://universalages.com/hot-news/what-happened-in-haiti-is-it-related-to-haarp/]article about Haiti Earthquake[/url] in some blog it seems very interesting, but conspiracy theories have always been there.

Anônimo disse...

hello! acquire mac scrap torrents here
http://www.osxtorrents.com

Anônimo disse...

According to one of the uploaders the following changes have been made to build 7227

1. Changes in the mechanism for displaying thumbnails in the taskbar.

2. Pop-Up lists for the panel

3. Pop-Up lists for Remote Desktop

4. Applying the settings of the taskbar

5. Multitouch zoom

6. Invert selection

7. You can search for music by artist

8. View the contents of the search results

9. Intelligent indexing after installation

10. Reducing the length of playback sounds system

11. Changes in the panel Devices and Printers

12. Changes in the mechanism of extraction devices

13. Support for FireWire-cameras

14. Reduction in section in system

15. Improved driver support

16. Reducing the paging file

17. Assigning a letter to boot with two OS loaded

18. Naming the section reserved for the system.

There are rumors out there that this build could be fake and that build 7230 will be leaked tomorrow evening.
to know how the new SP looks and to see the screen shots visit [url=http://technoages.com/operating-system/windows-7-operating-system/windows-7-sp1-leaked-check-out-all-the-new-features-of-windows-7-service-pack-1/]this pageabout windows 7[/url]

Anônimo disse...

looking an eye to ed drugs? [url=http://www.cahv.org]buy viagra online [/url]and satisfaction in sprung shipping at http://www.cahv.org . another good place to [url=http://www.kiosknews.org]buy viagra online[/url] is www.kiosknews.org .

Anônimo disse...

Hi,

I'm just browsing sites for the kids of Haiti.

I'm doing this for a non-profit organization that is devoted to giving time to
building an oppurunity for the children in haiti. If anybody wants to donate then then please do so here:

[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

They provide children in Haiti a positive outlook through education.

And yes, they're legit.

Any help would be great

Anônimo disse...

This amazing tool submits all your articles to the Top 65 Web2-Directories, providing you with almost instant Professional Status in your niche and tons of traffic to your money site.
And all in a very short time!!!

[url=http://www.squidoo.com/SEnuke_review_impressions]Click Here for more![/url].

Anônimo disse...

[COLOR="Red"][B]Click on the pictures to view in full size[/B][/COLOR]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=12779][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/media/32/Asin-80.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=7237][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/media/32/Asin-71.jpg[/IMG][/URL]


[url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Asin-32.htm][b]Asin Hot Wallpapers[/b][/url]

Photo gallery at t WallpaperHungama.in is dedicated to Asin Pictures. Click on the thumbnails into enlarged Asin pictures, live photographs and absolute photos. Also check discernible other Pictures Gallery representing Squeaky property and Superior Resolution portrait scans, silver screen captures, talkie promos, wallpapers, hollywood & bollywood pictures, photos of actresses and celebrities

Anônimo disse...

It's so easy to choose high quality [url=http://www.euroreplicawatches.com/]replica watches[/url] online: [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-rolex/]Rolex replica[/url], [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-breitling/]Breitling replica[/url], Chanel replica or any other watch from the widest variety of models and brands.

Anônimo disse...

Watch Gossip Girl Online For Free - Gossip Girl Streaming Online

[CENTER][URL="http://www.gossip-girl.watch-movies-and-series-online.com"][IMG]http://www.youronlinemovies.net/includes/public/images/movies/gossip-girl.png[/IMG][/URL]

Hi [B]Upper East Siders[/B]!
Come And Welcome to my website: [B][URL="http://gossip-girl.watch-movies-and-series-online.com"][B]Gossip Girl[/B][/URL][/B]
Whether you’re a Hampton Baby, Central Park [B]Prada[/B] gal, or you even dwell in *[B]gasp[/B]* Brooklyn, [I]this site is for you.[/I]
Why? The answer’s easier than deciding [B]what to wear[/B] tomorrow to school.
[B]Because [/B]my website has [B]all [/B]the latest [B]gossip[/B] about [B]Serena[/B], [B]Blair, Dan [/B]and the other poor little rich kids on the Upper East Side.


[/CENTER]

Anônimo disse...

Great website.

We offer office and retail cleaning carried out by specialist trained cleaners.

Our cleaning technicians are trustworthy and dependable.

Find out more about our [url=http://www.cleanerlondon.com/domestic-cleaning-london.php]office cleaning[/url] services.

Anônimo disse...

[url=http://www.webjam.com/buyreductilonline] Buy reductil online
http://www.webjam.com/buyreductilonline

Anônimo disse...

Hi guys,

I know this might be a bit off topic but seeing that a bunch of you own websites, where would the best place be to host. Someone recommended I use [url=http://bit.ly/aTAtZb]Blue Host[//url] for $6.95 a month which seems like a great deal. Anyone here on www.blogger.com using them?

blastingcap disse...

Melhor site,todos os produtos a 10$...ipod, iphone....

Como fazer: http://sacatugabc.blogspot.com/2010/06/tutorial-completo-para-receberes-ipods.html